Escola de Ibiam abre portas da oficina à população aprender um novo ofício

Publicado em 09/07/2010 às 00:00 - Atualizado em 24/03/2014 às 13:49

09/07/2010

O Centro Educacional do município de Ibiam está abrindo as portas da sala de artes da instituição, para a comunidade ter acesso a cursos e programas de qualificação e aprendizagem profissional. Como exemplo, o curso de crochê, ministrado nesta semana às mulheres, através de uma parceria com o SENAR - Serviço Nacional de aprendizagem Rural– SC.

A meta do Município de Ibiam é democratizar os espaços públicos e oportunizar as pessoas novos conhecimentos através de oficinas profissionalizantes e de capacitação, buscando proporcionar uma renda extra às famílias, com a venda do artesanato e até mesmo com a inclusão no mercado de trabalho.

No entanto, no curso de crochê, nem todas as participantes encaram com esse propósito. Para muitas é satisfatório buscar o aprendizado pra fazer enxoval para as filhas e ensiná-las também, até mesmo para adquirir experiência em artesanato para a própria família, sem objetivo de comercializar.

De acordo com Marilene Valesan Borsoi, secretária municipal de Educação, o Município deve trazer novos cursos e ampliar a oferta de vagas para a população desfrutar da sala de artes e todos os espaços públicos. Marilene lembra que o objetivo da Administração Municipal é trabalhar para que toda sociedade possa ser beneficiada, porem, destaca a importância das pessoas buscarem nos órgãos públicos ou através de associações e sindicatos, meios para se qualificarem em busca de novas conquistas.