---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Dicas do CRAS

Publicado em 27/07/2020 às 16:27 - Atualizado em 27/07/2020 às 16:28

Com a chegada do Coronavirús muitas famíliasconvivem mais tempo juntas durante o dia, compartilhando os mesmos espaços físicos. Dessa forma, infelizmente, o índice de violência intrafamiliar, principalmente a violência doméstica, aumentou consideravelmente, de acordo com as informações da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgadas em abril deste ano. Além disso, a negligência em relação aos cuidados com os idosos possui números alarmantes.


Por outro lado, nesse momento de pandemia, é necessário criarmos estratégia de comunicação mais segura também com aqueles familiares e amigos que residem distante e são tão importantes quanto aquelas pessoas que residem conosco.


Mediante a todo esse cenário histórico, o qual tem exigido da sociedade maior vigilância, apoio e cuidado com aqueles a quem amamos, é importante lembrarmos que cada um de nós tem o seu papel, que é fundamental nesse processo. Cada membro do grupo familiar possui a responsabilidade de buscar com criatividade alternativas para manter fortalecido esse vínculo, principalmente, com aqueles que dependem de nós, como por exemplo, os idosos, adolescentes, crianças e/ou pessoas com deficiência, compreendendo que essa parte da população encontra-se ainda mais vulnerável nesse momento de isolamento social.


O CRAS de Ibiam tem dicas importantes a fim de que você aproveite esse momento de isolamento e fortaleça seus vínculos familiares:


Organize o seu tempo
É importante organizar bem os horários, considerando as demandas de trabalho e da família. Crie uma rotina de estudo e trabalho para todos, lembrando que esse tempo de reclusão não é férias. Para ser produtivo nas tarefas profissionais, separe um espaço reservado na casa, informe a todos os seus horários, estabeleça metas e registre o seu desempenho. Se tiver crianças, fique atento com atividades escolares.


Cuidado para não levar as emoções extremadas para dentro de casa!
Há uma enchente de informações de todos os tipos e isso pode gerar aflição e angústia nas pessoas. Por isso, siga apenas as informações e orientações oficiais disponíveis no site do Ministério da Saúde (MS) (https://coronavirus.saude.gov.br/).


Reserve um tempo para o casal
O casal em harmonia é um bem para toda a família, especialmente para os filhos. Se você possui um(a) companheiro(a), aproveite o tempo para conversarem a sós, fazerem planos e projetos para a família.


Xô estresse!
Mantenha a rotina diária, evitando a ansiedade e angústia de não poder sair de casa. Se possui filhos, envolva as crianças nas tarefas do lar e não deixe de praticar exercícios físicos em casa. Aproveite para organizar a bagunça, as fotografias, os armários, ferramentas. Uma ótima ideia pode ser retomar livros que estavam parados, cursos, metas, planejamento financeiro.


Façam atividades juntos!
Essa é uma grande oportunidade para deixar o celular de lado e usar a criatividade para fazer atividades com as crianças. Algumas ideias são: pintar, cantar, dançar, brincar de mímica, desenvolver brincadeiras que gastem a energia das crianças, ler livros em voz alta, assistir bons filmes juntos, enfim, criar momentos de bom humor e diversão em família.


Cuide dos avós e daqueles que possuem alguma deficiência!
Fazer chamadas de vídeo com os vovôs para acompanhá-los, cuidar, demonstrar carinho e matar a saudade, deve ser a medida mais apropriada para o momento. Essa iniciativa também vale para as pessoas acamadas ou com algum tipo de deficiência. As novas tecnologias podem ser grandes aliadas nessa situação, mas cuide dos excessos!


Vamos lá, coloque em prática essas atitudes hoje mesmo e você perceberá o quanto essa iniciativa poderá trazer serenidade para esse momento tão desafiador!


Um abraço da equipe do CRAS de Ibiam-SC.