---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Menos cigarro e mais saúde

Publicado em 08/08/2019 às 09:29 - Atualizado em 08/08/2019 às 09:29

Iniciou no último mês de julho em Ibiam, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Grupo de Combate e Controle do Tabagismo. O grande propósito é fazer com que as pessoas parem de fumar, com acompanhamento e suporte adequados.

O grupo se reúne às terças-feiras e entre outros profissionais da saúde, tem o acompanhamento do Médico da UBS de Ibiam, Hudson Perez Dorigão Belisário de Souza.

O profissional reforça que o cigarro está entre os principais fatores de risco de doenças cardiovasculares. “O cigarro é considerado um dos principais fatores de risco que leva às doenças cardiovasculares. Essas doenças são as que mais matam no mundo”, salientou o médico.

A unidade de saúde fornece medicamentos gratuitos para quem quer parar de fumar, porém, o profissional ressalta que estudos mostram que é preciso mais que remédios. “As medicações são fornecidas de forma gratuita pelo Posto, mas os estudos científicos demonstram que só o remédio não atinge a taxa de sucesso de 100% e o que realmente vai fazer diferença é o contato no grupo”, orientou Dr. Hudson.

Com a troca de experiências e conhecendo as razões pelas quais as pessoas começaram a fumar, os resultados são mais eficientes quanto aos índices de quem consegue abandonar o vício do tabagismo.