---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

História

Publicado em 13/03/2014 às 14:33 - Atualizado em 20/03/2014 às 09:18

Ibiam faz parte de uma região que já foi disputada entre Brasil e Argentina, sendo que esta última requeria posse destas terras com base no Tratado de Tordesilhas. Depois, a disputa foi entre os estados de São Paulo e Paraná e, posteriormente entre Paraná e Santa Catarina, que culminou com a Guerra do Contestado, conflito que findou em 1916 e deixou milhares de vítimas.

Na época do conflito a região era povoada por descendentes de índios e de remanescentes das "expedições bandeirantes". O progresso de Ibiam começou por volta de 1920, quando vieram as primeiras famílias de imigrantes italianos e alemães, provindos do Rio Grande do Sul. Salvador Ribeiro da Silva foi o primeiro requerente de terras do Estado em Ponta Alta e primeiro proprietário da Fazenda Ribeiro, área onde hoje está localizada a sede do município.

O nome Ponte Alta foi substituido por Ibiam, de origem indígena que significa: yby = terra; ã = elevada, ou seja, Ybiãa significa terras altas, encostas, barrancos. Ybiã = Ibiama. Então a justificativa do nome Ibiam, adaptado de Ibiama.

Em nove de maio de 1953, a Lei Municipal nº 099 criou o distrito de Ibiam, pertencente ao município de Tangará. Em 20 de julho de 1995, Ibiamfoi elevado a município, através da Lei nº 9897. Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1997, tendo como primeiro prefeito o SR. Martin Fontana.